Alice no País das Maravilhas




Alice no País das Maravilhas, lançado em 1865, revolucionou a literatura infantil! Repleto de metáforas sobre a vida e seus dilemas, encantou crianças e adultos e virou um best-seller do século XIX

A história começa quando a pequena Alice vê um coelho branco (vestido e falante) passar. Achando aquilo muito curioso, ela decide segui-lo e com isto acaba caindo num enorme buraco. No fundo (bem no fundo) ela encontra uma passagem para um outro mundo, repleto de personagens diferentes (e também fora da casa): um chapeleiro louco tomando chá, um gato risonho e meio sinistro, uma lagarta fumando narguilé e por aí vai. Não sei, vai ser spoiler se eu contar que ela estava sonhando?

O autor Charles Lutwidge Dodgson é popularmente conhecido por seu pseudônimo Lewis Carroll. Nascido na Inglaterra, fez de tudo um pouco na vida, foi escritor, ilustrador, matemático e até reverendo anglicano. Além dos clássicos Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, escreveu poemas e contos.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloAlice no País das MaravilhasAlice no País das Maravilhas
Título OriginalAlice in WonderlandAlice in Wonderland
Lançamento1865 | Edição Brasil 20101951
Autor/DiretorLewis CarrollClyde Geronimi , Wilfred Jackson e Hamilton Luske
ClassificaçãoInfato-juvenilAnimação
Editora/EstúdioZaharWalt Disney Pictures
Páginas/Duração32001:15
Avaliação★★★★★★★

Não encontrei uma lista confiável para afirmar quantas adaptações cinematográficas já foram realizadas com o Alice. Para ter uma ideia tem de musical pornô (como?) americano, anime nipo-gêrmanico e suspense russo. Separei três sugestões, e sim, a Disney não ficou de fora! 

A primeira adaptação para o cinema é inglesa e foi rodada em 1903. Cecil M. Hepwoeth dirigiu, interpretou chamou a esposa para fazer a Rainha e o gato da família só precisou ficar risonho (#sqn) para participar. O instituído Britânico de Cinema deu uma recauchutada na produção e, olha que bacana, disponibilizou no youtube. Confiram os 9 minutos desta obra:


A animação da Disney, de 1951, é assinada por Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske (todos experientes diretores da firma) e produzida de perto pelo próprio Sr. Disney, além de muita cantoria e uma animação fofa, também é baseada no Alice Através do Espelho, por isso, por exemplo, vemos os gêmeos gordinhos Tweedledee e Tweedledum. O filme acabou sendo criticado por usar a obra muito livremente (também, 13 pessoas fizeram o roteiro!) e não teve a recepção esperada do público. No entanto, não é uma fofura? Acompanhe os bastidores da produção aqui. Ah! E o trailer:



Em 2010, Alice também foi levada para as telonas com uma adaptação de Tim Burton (Edward, Mãos de Tesoura (1990) e Peixe Grande (2003)). Nesta adaptação Alice, com 19 anos, volta para o País das Maravilhas e por lá reencontra a turma para uma aventura um pouco mais nosense que a original. O roteiro ficou a cargo de Linda Woolverton, roteirista, dramaturga e romancista, responsável por vários filmes aclamados da Disney: A Bela e a Fera (1991), o Rei Leão (1994) e Malévola (2014). Confere o trailer:



O filme tem no elenco Mia Wasikowska como Alice, Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca. A continuação Alice através do Espelho, dirigida por James Bobin, está prevista para estrear este ano e também foi roteirizada por Linda.

Li o Alice sem expectativas, não sabia o que esperar e acabei gostando. Acredito que tenha sido realmente revolucionário para a época, pois tem uma história diferente, criativa e com personagens para lá de interessantes. Vale para todas as idades! E, sim, deve ser lido o quanto antes.

Beijos e Abraços,
Bruna

Curiosidade 1: A primeira versão do livro, também ilustrada por Lewis, foi batizada de As Aventuras de Alice no Subterrâneo. Um pouco mais tarde, uma nova versão com o nome que conhecemos hoje, foi lançada com os desenhos do cartunista, famoso por suas sátiras políticas, Sir John Tenniel. 

Curiosidade 2: A musa inspiradora de Lewis foi a pequena Alice Liddell. Por essa relação para lá de estranha, o autor ganhou fama de pedófilo, mas não existe nenhuma informação concreta sobre o fato. Já a Alice real passou a vida na sombra da sua personagem literária. Saiba mais.

Curiosidade 3: O livro é cheio de enigmas matemáticos, eu como sou das humanas, não reparei.


0 comentários:

Postar um comentário