Forrest Gump - O Contador de Histórias



Forrest Gump, e sua caixa de chocolates, é um clássico da década de 90. Seu jeito meio bobo conquistou milhões de fãs e seis Oscares, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator. Hoje, configura na minha lista de filmes preferidos. Sim, eu amo o Forrest. #querido. 

De todos os livros adaptados para o cinema que eu vi, posso afirmar que esse gerou, de longe, um dos filmes mais diferentes. E se ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado é porque, na minha humilde sabedoria, deixou a história melhor. E quem fez essa proeza? o roteirista Eric Roth. Para quem não conhece: Forrest Gump é um menino esquisito, considerado desde cedo um completo idiota. No entanto, isso não o impediu de ir atrás dos seus sonhos e fazer grandes conquistas. Amou a Jane e fez bons amigos, entre eles o Tenente Dan e o Bubba.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloForrest Gump - O contador de HistóriasForrest Gump
Título OriginalForrest Gump - O contador de HistóriasForrest Gump
Lançamento1986 | Edição Brasil 19951994
Autor/DiretorWinston GroomRobert Lee Zemeckis
ClassificaçãoComédia, Drama , RomanceComédia, Drama , Romance
Editora/EstúdioRoccoParamount Pictures
Páginas/Duração1952h20min
Avaliação★★★★★★

O livro, de 1986, foi escrito por Winston Groom. Romancista americano que tem como tema recorrente de suas obras a Guerra do Vietnã, confronto do qual participou. O livro do Forrest ganhou um sequência: Gump and Co, 1995 (não encontrei edições em português). Na primeira página deste livro ele ressalta: “Não nunca deixe ninguém fazer um filme sobre a história de sua vida” (em tradução livre) – Acho que alguém não gostou da adaptação. E virou caso de justiça. Tenso. 

Merchandising de diferentes marcas e a criação pós-filme do restaurante Bubba Gump :D
O diretor do longa é o americano Robert Lee Zemeckis. Para quem nunca ouviu falar dele, foi esse cara que nos proporcionou a emocionante trilogia De Volta para o Futuro (1985-1990), o louco A Morte Lhe Cai Bem (1992) e Náufrago (2001). Impossível não pensar em Forrest Gump e não lembrar da ótima interpretação de Tom Hanks. Junto a ele, a atuação inesquecível de Gary Sinise, o Tenente Dan. Forrest Gump no Brasil ganhou o subtítulo: o Contador de Histórias, bonitinho, mas desnecessário. Confiram o trailer: 



O filme apresenta diferentes momentos e personalidades marcantes do século XX. Atire a primeira pedra quem não se surpreendeu com os efeitos especiais. Ken Ralston e sua equipe foram os responsáveis pelas técnicas de computação gráfica que proporcionaram as pernas amputadas de Dan e os encontros de Tom Hanks com presidentes e artistas mortos. 

Tom Hanks e JFK.. ;)
O livro é bom, divertido, no entanto o filme é melhor! Simples assim. Todos os personagens estão lá com suas características e desejos, mas as aventuras de Forrest são completamente diferentes. Tirando o amor pela Jane, a guerra e os camarões, as obras não tem muitas histórias em comum. Para ter uma ideia, no livro o Forrest, além de jogador de ping pong e futebol americano, vira astronauta, lutador e um gênio do xadrez. E o mais curioso, melhor amigo de um orangotango. Sim, leia e comprove. Winston, me perdoa, desta vez admito, o filme viverá para sempre no meu coração.

Beijos e Abraços,
Bruna


0 comentários:

Postar um comentário