Persépolis



Persépolis é a autobiografia (em quadrinhos) de Marjane Satrapi. Chegou nas minhas mãos através de uma amizade que surgiu em função da paixão pela leitura. Um presente super querido que amei muito, e já sai devorando! Josi, obrigada de novo.

Marjane Satrapi nasceu no Irã em 1969. Filha de pais com ideias socialistas e comunistas, tinha entre os seus livros de criança quadrinhos com a história de Marx. Acompanhou durante a infância a repressão aos direitos civis, a Revolução Iraniana (saiba mais, aqui) e, com isso, a imposição dos dogmas da religião islâmica acima de qualquer tipo de democracia.


#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloPersépolisPersépolis
Título OriginalPersepolisPersepolis
Lançamento2000 | Edição Brasil 20072007
Autor/DiretorMarjane SatrapiMarjane Satrapi, Vincent Paronnaud
ClassificaçãoBiografia, DramaBiografia, Drama
Editora/EstúdioCompanhia das LetrasEuropa Filmes
Páginas/Duração352 páginas1h35min
Avaliação★★★★★★★★

A narrativa aborda questões normais de qualquer moçoila cheia de sonhos e desejos. Só que para Marjane, ou ela estava vivendo em seu país em guerra, o Irã. Ou em outro país, a Áustria, longe de todos que ela amava.

Marjane e sua versão de si mesma - em cores!
O livro, lançado primeiramente em quatro partes, é todo em preto e branco. São desenhos simples, mas muito expressivos, textos curtos e também muito tocantes. Logo, para rir e para chorar.

Um pedaço para dar um gostinho!
O filme, de 2007, é uma animação. Foi dirigido por Vincent Paronnaud, um quadrinista francês, e pela própria Marjane. O longa recebeu prêmio do júri no Festival de Cannes de 2007, além de ter sido indicado para o Oscar de melhor animação em 2008. O filme utiliza o mesmo estilo do romance gráfico, algumas cenas são coloridas para marcar o tempo presente, deixando em preto e branco os flashbacks do passado. Confiram o trailer:


Assim, amei os dois! O livro é um delícia, super comovente. O filme é ver o livro em movimento. No longa, senti falta de algumas partes divertidas, como a obrigatoriedade de ter que usar o véu, mas adorei a parte do namorado usurpador. Ficou curioso? Vai lá, experimenta essa história!

Beijos e Abraços,
Bruna

Curiosidade 1: O título é uma referência à antiga capital do império persa, Persépolis.
Curiosidade 2: não lia quadrinhos desde a Turma da Mônica.
Curiosidade 3: Por que as páginas do livro não são numeradas?

1 comentários: