Cavalo de Guerra




Em julho fez 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial. O conflito envolveu grandes potências, resultou em milhões de mortos e acabou sendo uma maneira assustadora de iniciar o século. Comparado com a Segunda Guerra, são pouquíssimos os livros e os filmes sobre o assunto, por isso, a importância de uma boa história como a do Cavalo de Guerra.

A narrativa é sobre Joey, o cavalo e amigo do fazendeiro Albert Narracott, um garoto que mora em Devon, Inglaterra. Após Albert ensinar Joey como lavrar a terra e deixar de ser um potrinho medonho, eclode a Primeira Guerra, e o cavalo acaba sendo vendido para a Cavalaria do Exército.  Assim, Joey se depara com uma odisseia e acaba servindo em ambos os lados do conflito. Enquanto isso, Albert não o esqueceu e, ao completar idade para se alistar, embarca numa missão para encontrar o seu amigo cavalo.

O autor do livro, Michael Morpurgo, é um dramaturgo Inglês conhecido por seus romances infantis. Já são dezenas de livros publicados. O Cavalo de Guerra ganhou adaptação para o cinema, para o rádio e para o teatro e uma continuação. O livro Farm Boy (Garoto da Fazenda, não encontrei edições brasileiras), de 2011, conta como 50 anos depois do fim da guerra, a história de Albert e Joey ainda pode encantar.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloCavalo de GuerraCavalo de Guerra
Título OriginalWar HorseWar Horse
Lançamento1982 | Edição Brasil 20112012
Autor/DiretorMichael MorporgoSteven Spielberg
ClassificaçãoDrama, GuerraDrama, Guerra
Editora/EstúdioWMF Martins FontesDreamworks
Páginas/Duração175 páginas2h26min
Avaliação★★★★★★

Steven Spielberg é considerado um dos melhores diretores da história do cinema, além de ser roteirista e produtor. Dirigiu os premiados e populares: A Lista de Schindler (1993); O Resgate do Soldado Ryan (1998), Tubarão (1975), ET o Extraterrestre (1982), Jurassic Park (1993), e muito mais. Confiram o trailer do Cavalo de Guerra:


O livro é narrado em primeira pessoa pelo cavalo Joey. Como é a proposta, segue em um estilo juvenil, mas não deixa de mostrar os horrores da guerra. Em cada personagem que Joey encontra, ele vai deixando sua marca e uma pequena lição. Em determinado momento, você até esquece que é um cavalo que está nos contando a história, fascinante!
Joey e alguns de seus amigos de Guerra.
Os roteiristas Lee Hall e Richard Curtis capricharam nas cenas adicionadas e adaptadas para o longa. Apesar de ser o primeiro de Spielberg a ser editado digitalmente, o filme faz uma homenagem aos clássicos de Hollywood – como podemos observar na imagem abaixo. Tirando o melodrama e as cenas lentas, as cores vibrantes e os planos abertos fazem o filme valer a pena.


O livro é curtinho, quase dá para ler enquanto se vê o filme de 2h20min. Uma ótima sugestão para filhos adolescentes, para quem gosta de histórias de guerra e para aqueles que estão buscando uma leitura diferente. O filme é uma grande produção, como o Spielberg gosta. Não deixe de conferir os dois. #ficamasdicas.

O SEGUNDO CINE CLUBE – LIVROS VERSUS FILMES  



Em memória ao início da Primeira Guerra Mundial, Cavalo de Guerra foi o escolhido para o segundo encontro dos amantes de filmes e livros. O blog Vice conVersa e o blog Companhia de Papel se uniram novamente para fazer coisas boas e divertidas. Além do apoio da Livraria Athena, dessa vez, contamos também com a parceria da editora WMF Martins Fontes.


O Cine Clube proporcionou um bate-papo sobre o livro, exibição e conversa sobre o filme e uma super contextualização histórica realizada pelo nosso convidado Felipe Pereira, mestrando em História pela UFSM.


Quer saber como foi o primeiro? Clique aqui. Quer participar do próximo? Acompanhe as novidades na fan page do blog. Esperamos por você.

Beijos e Abraços,
Bruna

0 comentários:

Postar um comentário