A Culpa é das Estrelas





A Culpa é das Estrelas é um dos livros mais fofos que eu já li. A história, apesar de triste, é encantadora. Foi paixão instantânea pelo Gus, assim que ele apareceu! #coisamaisquerida. O livro vem reforçando a categoria Young Adults (jovens adultos), ou seja, títulos para pessoas de 14 a 21 anos - e para quem mais quiser degustar :P. Um leitura para uma tarde, leve e gostosa. E o filme, lançado no mês passado, já é o mais assistido do ano no Brasil!

A história é narrada em primeira pessoa por Hazel Grace Lancaster, uma garota de 16 anos que sobrevive com câncer de uma maneira milagrosa. Dependente de um tubo de oxigênio e considerada um pouco deprimida, é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio para jovens. Por lá, conhece Augustus Waters, um guri lindo, ex-jogador de basquete, que teve que amputar uma perna por causa da mesma doença. Logo de cara, foi amor à primeira vista, ou melhor, ao primeiro sorriso do Gus. #suspiros

Gus, Hazel e companhia
O livro é recheado de um bom papo juvenil. São tantas frases inspiradoras e divertidas, que é impossível largar. Adorei, a história me surpreendeu de uma forma super positiva! Para mim, a doença dos personagens acabou ficando em segundo plano. Você se apega em como eles estão apaixonados, nas sátiras e nos deboches, em como se preocupam um com o outro e com as pessoas que estão ao redor de cada um deles – os pais e os amigos. Algumas destaques meus:

“Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos.”
“Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações.”
“Todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa.”

O autor, John Green, é um americano que ficou conhecido através do vlogger Brotherhood 2.0 que fazia junto com o seu irmão. Antes de começar a escrever livros e trabalhar como assistente de publicação, ele queria mesmo era ser padre episcopal. Que coisa não? Tem no currículo seis livros, e fora A Culpa das Estrelas, outros dois já estão cotados para virarem filmes.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloA Culpa é das EstrelasA Culpa é das Estrelas
Título OriginalThe Fault In Our StarsThe Fault In Our Stars
Lançamento2012 | Edição Brasil 20122014
Autor/DiretorJohn GreenJosh Boone
ClassificaçãoDrama, RomanceDrama, Romance
Editora/EstúdioIntrinsecaFox Filmes
Páginas/Duração288 páginas2h05min
Avaliação★★★★★★

O diretor do filme, Josh Boone, está no início da carreira, mas já anda fazendo um bom trabalho. O casal de atores, Shailene Woodley e Ansel Elgort (ambos de Divergente), ficou ótimo interpretando Hazel e Gus. O livro foi bem adaptado, apesar de faltar alguns detalhes ou sentimentos que somente que lê percebe. O longa não é piegas, é divertido, e acaba emocionando. Uma ótima pedida para arrastar o seu noivo para o cinema (como eu fiz) ou levar um grupo de amigas chorosas para assistir! :P ps: eu não chorei, sério! Confiram o trailer:


Sem preconceitos, o livro não é um cult e não tem uma narrativa profunda,  mas é uma leitura gostosa e leve. Para finalizar, fica a frase de Hazel, que é apaixonada pelo livro ficcional Uma aflição imperial: "Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam." Essa vale para um par de livros, não?

Beijos e Abraços,
Bruna

Curiosidade 1: O título é uma variação de uma citação da peça Julio Cesar (ato I, cena II), de William Shakespeare: "The fault, dear Brutus, is not in our stars, but in ourselves...", que em tradução livre significa "A culpa, querido Brutus, não está nas nossas estrelas, mas em nós mesmos...".

Curiosidade 2: John Green se inspirou em sua amiga Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer aos 12 anos, para criar a Hazel. No início desse ano foi lançado a sua biografia denominada A Estrela que Nunca Vai se Apagar. Nesse vídeo, você pode ficar sabendo um pouco mais sobre o livro, https://www.youtube.com/watch?v=uSd6N_NNwUE#t=114

Curiosidade 3: Se você já leu A Culpa é das Estrelas, no site www.aculpaedasestrelas.com.br, tem um sessão de perguntas e repostas com o John Green que vale a pena conferir! #ficaadica

0 comentários:

Postar um comentário